Assentado do PA São Miguel cria pulverizador artesanal

O assentado sr. José Maria, usou sua criatividade e criou um pulverizador artesanal, utilizando bomba costal adaptada a uma carroça de cavalo, facilitando o trabalho de pulverização no campo.

Para otimizar o trabalho do assentado e garantir uma prática ecologicamente correta, a Tecnóloga em Produção de Grãos, Geyse Elen, visitou o assentado e o orientou sobre o preparo de defensivos alternativos que podem ser utilizados.

Dentre as alternativas, se destaca o uso da calda bordalesa, que é uma das formulações mais antigas e mais eficazes que se conhece, tendo sido descoberta quase por acaso no final do século XIX na França, por um agricultor que estava aplicando água com cal para evitar que cachos de uva de um parreiral próximo de uma estrada fossem roubados. Logo, percebeu-se que as plantas tratadas estavam livres de antracnose. 

Estudando o caso, um pesquisador chamado Millaradet descobriu que o efeito estava associado ao fato do leite de cal ter sido preparado em tachos de cobre. A partir daí, foram desenvolvidas pesquisas para chegar à formulação mais adequada da proporção entre cal e sulfato de cobre. 

Compartilhe