QUERO SER VOLUNTÁRIO

O/a voluntário/a é, principalmente, alguém que contribui com seus dons, talentos e tempo para a transformação social, colabora e faz parte de uma equipe e organização. Por isso, é um sujeito histórico, isto é, sujeito social, que atua e apoia a construção qualitativa da teia social onde está. Mesmo que possamos identificar características únicas aos diferentes momentos do amadurecimento desse sujeito social, do pensamento e da ação voluntária, o fato é que sempre esteve e está permeado pela generosidade e a vontade de justiça, unidas a um sentimento de responsabilidade pessoal sobre seu esforço ideológico e comunitário para mudar uma situação.
Podemos afirmar que sem o/a voluntário/a não seria possível a missão social transformadora da Igreja, da Cáritas. Na ação caritativa e social da igreja, o voluntariado possui e desempenha um papel insubstituível. Sem ele, o exercício da caridade na vida da igreja seria simplesmente impossível. O cultivo da interioridade, da fé e da caridade, feito com respeito pela liberdade de consciência, é um objetivo que não pode ser esquecido pelo/a voluntário/a Cáritas; porque confia a essas pessoas a expressão de sua identidade e missão evangelizadora no mundo.
... há muita necessidade de testemunhar o valor da gratuidade. A solidariedade é um modo de fazer a história com os pobres, rejeitando supostas obras altruístas que reduzem o outro à passividade. Os voluntários/as são agentes de paz e artífices de justiça. PAPA FRANCISCO (2013).
Política Nacional do Voluntariado, 2018