Em parceria com a CPFL Energia, a Cáritas Diocesana de Paracatu está orientando 20 famílias de agricultores familiares de Palmital, distrito de Cabeceira Grande(MG), no manejo adequado de pastagem, visando maior aproveitamento e aumento da produção de leite.
O técnico em agropecuária da Cáritas, Leonardo Nunes da Rocha, já orientou a implantação de piquetes para manejo rotacionado de pastagens e faz visitas periódicas aos produtores com orientações técnicas importantes para melhor resultado da atividade.
No último dia 18/04, o técnico ambiental da Cáritas, Esio Nascimento, e o diretor financeiro José Geraldo Caldas, fizeram uma visita a duas famílias de beneficiários, acompanhados por Rafael Ferreira e Renato Fragoso, representantes da empresa que financia o projeto, a CPFL. Além disso, realizaram uma reunião com outros doze produtores para avaliar o trabalho que foi realizado até aqui e analisar os próximos passos.
Segundo o produtor Dalmi Pereira da Cruz, sua produção que era de cerca de 65 litros/dia passou para 140 litros/dia, com duas ordenhas.
Já o sr. Antenor José da Silva, proprietário de 9 hectares, executa rigorosamente todas as orientações que lhe são passadas e já viu um aumento de cerca de 30% na sua produção diária de leite.
O projeto, iniciado em outubro de 2016, tem prazo previsto para término em setembro deste ano. Mas as tecnologias apresentadas aos produtores, que são de baixo custo e resultados rápidos, produzirão efeitos por muito tempo, garantindo melhor qualidade de vida e aumento na renda das famílias.