No dia 23/07 acontecerá a 20a. Romaria das Águas e da Terra em Unaí MG, sob coordenação da Cáritas Diocesana de Paracatu e da CPT - Comissão Pastoral da Terra. Como preparação para este evento, os municípios da diocese estão organizando pré-romarias para debater conflitos locais e mobilizar os romeiros e os movimentos sociais para enfrentar as causas da escassez de água e a concentração de terras.
Em Paracatu, a pré-romaria aconteceu no sábado (10/06) e mobilizou centenas de pessoas, com a participação de militantes de movimentos sociais, fiéis católicos, evangélicos, professores e alunos da rede estadual. A caminhada contou com o apoio da superintendente regional de ensino, Núbia André, do Padre Régis, do Padre Preguinho e da Pastora Anita, da Igreja Luterana, do Levante Popular da Juventude, das escolas estaduais e da Coopercicla. No final da caminhada foi realizado um ato e apresentações culturais.
No ato, o presidente da Cáritas Diocesana de Paracatu, Udelton da Paixão, apontou as graves consequencias da devastação do cerrado, consequencia de atividades altamente poluidoras como o agronegócio e a mineração. Segundo Udelton, a Cáritas vai continuar denunciando o uso insustentável da água por esses e outros agentes econômicos. Udelton ainda defendeu um novo modelo que não coloque o lucro como único objetivo de uma atividade econômica e que a preocupação socioambiental seja prioridade.