Os assentados do PA Jiboia, no município de Unaí participaram de um curso sobre qualidade do leite. Ministrado pelo médico veterinário da Cáritas de Paracatu, Frederico Reis Thomaz, o curso teve o objetivo de capacitar os produtores, orientando-os sobre práticas que podem fortalecer a cadeia produtiva do leite e melhorar a qualidade do produto.
O curso foi realizado no lote 28, do senhor João Amilton Alves Pimenta e da sua esposa Dona Maria dos Angelos Pimenta, sendo dividido em duas partes, uma teórica na parte da manhã e outra prática no período da tarde.
Na parte teórica, Frederico Reis trabalhou o conceito de Leite segundo a Instrução Normativa 62 e exemplificou com fotos e textos o que seria uma ordenha completa, ininterrupta, em condições de higiene, de vacas sadias, bem alimentadas e descansadas.
Foram entregues apostilas contendo informações sobre quais os principais procedimentos para melhorar a qualidade de leite. Durante o curso foram discutidos os conceitos de CCS (Contagem de Células Somáticas) que geralmente aumenta quando existe a presença de mastite no rebanho e CBT (Contagem Bacteriana Total) que geralmente aumentam quando a higiene não está muito eficiente.
Foi apresentado também um kit de higiene desenvolvido pela EMBRAPA para higienização das mãos dos ordenhadores e tetas das vacas. Esse kit consiste em um balde, uma mangueira, duas torneiras, sendo uma de pressão, papel toalha, água sanitária e água limpa.
A solução deve ser utilizada para limpeza das mãos entre cada ordenha e utilizada para lavar as tetas das vacas que devem ser imediatamente secos com papel toalha.
Segundo Frederico Reis, esse procedimento simples e barato ajuda muito na higiene no momento da ordenha, além de prevenir doenças como, por exemplo, a varíola bovina, doença que pode acometer os animais e o ser humano e é muito bem combatida com água clorada e higiene.