Diocese de Paracatu sediará 20ªRomaria das Águas e da Terra

A diocese de Paracatu sediará a 20ª. Romaria das Águas e da Terra, com celebração final em 23 de julho, no município de Unaí.

Com a coordenação da Cáritas Diocesana de Paracatu e com o envolvimento de muitos voluntários, a Romaria propõe discutir os conflitos gerados pela escassez da água e a situação agrária da região, do estado e do país.

O movimento vai denunciar o uso inadequado da água e a poluição gerada por atividades potencialmente poluidoras como a mineração e o agronegócio. Vai também propor maior inserção dos movimentos sociais e ambientais nos fóruns apropriados como os comitês de bacias.

A realização da Romaria conta com o apoio do bispo Dom Jorge e com o envolvimento de boa parte do clero da diocese.

Todo o trabalho de organização conta também com o apoio do Frei Gilvander, um incansável defensor das causas populares.

Em vários municípios da diocese, serão realizadas romarias preliminares, onde as questões locais serão focadas, envolvendo diversos setores da sociedade em variadas atividades.

Para o encerramento da 20ª. Romaria das Águas e da Terra, estão previstas atividades culturais, feira da economia solidária, debates e uma grande celebração religiosa.

Segundo Udelton da Paixão, presidente da Cáritas, “a Romaria atende ao chamado do Papa Francisco, que convoca a Igreja a sair dos templos e ir até as periferias geográficas, sociais e existenciais” Ainda segundo ele, “a Romaria está em sintonia com a encíclica Laudato Si, que alerta para os cuidados necessários com a natureza, nossa casa comum”.

Confira a programação da pré Romaria em Paracatu, de 06/06 a 10/06

Programação da 20a. Romaria das
Águas e da Terra em Paracatu

09/06 às 19:00 na Paroquia Nossa Senhora Aparecida
Debate sobre os impactos sociais e ambientais da mineração em Paracatu

10/06 às 08:00 - Concentração na Praça do Rosário e caminhada até a Praça Firmina Santana, com celebração e atividades culturais ás 09:00 h.